Passagens de ida e volta são mais baratas

Dentre as dicas para comprar passagens aéreas baratas (já falamos dos melhores horários para pesquisar, além de dicas gerais para comprar passagens aéreas promocionais) uma muito importante é: passagens de ida e volta costumam ser muito mais baratas do que se o passageiro comprar cada trecho de maneira independente.

Por que comprar passagens aéreas de ida e volta (roundtrip)

As companhias aéreas fazem suas promoções, normalmente, seguindo algumas linhas gerais.

  • Poucos assentos são disponibilizados na tarifa mais barata, outros poucos na segunda mais barata e assim por diante; quando os assentos disponíveis em uma categoria mais acessível se esgotam, automaticamente os próximos compradores serão obrigados a pagar um preço progressivamente mais alto.
  • Compras feitas com mais antecedência costumam ser beneficiadas com descontos adicionais, pois a companhia aérea tem a certeza de que aquela receita vai ser contabilizada (passagens mais caras e deixadas para venda de última hora podem “encalhar”).

Ao fazer uma compra de passagens de ida e volta (roundtrip, no jargão da aviação) pelo menos o bilhete da volta passa a ter maior probabilidade de atender às duas condições acima, facilitando para a companhia aérea o fechamento dos voos (fechamento no sentido de lotação, e não de cancelamento).

Por esta razão é comum que bilhetes de ida e volta (roundtrip) acabem custando menos.

Além disso, torna-se mais cômodo pagar pela viagem completa de uma única vez, haja vista o quão complicada pode ser a burocracia para se fazer o pagamento de uma passagem aérea pela Internet, para quem tem menos desenvoltura no uso do computador.

Toda regra tem exceção, inclusive esta

Nem sempre comprar bilhetes roundtrip garantirá o voo pela tarifa mais baixa possível.

Em se tratando de ir e voltar pela mesma companhia aérea, é bem pouco provável que comprar os bilhetes individualmente venha a ser mais acessível do que comprá-los de uma vez só.

Entretanto, pode haver casos em que ir para o destino por uma companhia pelo seu melhor preço e voltar por outra em iguais condições impliquem um custo final mais baixo.

Pesquisar preços é o que garante passagens aéreas baratas

No fim, a única regra que é imutável é a que diz que pesquisar preços é a única coisa que garante que o comprador vai pode efetuar sua viagem pagando apenas o mínimo possível, em vez de qualquer preço absurdo que lhe seja imposto.

Que tal compartilhar este texto com seus amigos? É só clicar nos botões abaixo e divulgar!

Leave a Reply